terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Priscila e Áquila -Um casal a serviço do Senhor Jesus

Quando estudamos a vida de Priscila temos de estudar também a vida de Áquila, porque o casamento deles é exemplo de uma relação de união de um casal que personifica o trabalho de Deus em equipe e hospitalidade missionária, É claro, que Priscila e Áquila foram os cristãos que Paulo encontrou em Corinto, provavelmente no ano de 50 d.C. ( Atos 18:1a 4).Foi na casa deles que se desenvolveu a Igreja Cristã de Corinto.

Quando Paulo deixou Corinto, Priscila e Áquila o acompanharam e permaneceram em Éfeso (Atos 18:18-19). Prosseguindo os estudos encontramos em conexão com Apolo (Atos 18: 24 a 28). O casal voltou para Roma.Paulo se refere a eles como “seus auxiliares”, que estavam dispostos a dar suas vidas pela causa do Senhor Jesus (Romanos 16: 3-4 e 1Coríntios 16:19-20 e 2Timóteo 4:19).

O Casal não pode e nem deve ficar separados. Onde um está o outro está também. Ao homem cabe o governo do lar. Tanto no plano material, mas também o educacional, disciplinar e principalmente o espiritual. A Palavra de Deus é tão forte sobre isso, que se o homem não cuida bem de sua casa, não pode cuida de das coisas de Deus (1Timóteo 3:5), mas o governo do homem no lar não é estabelecido pelo autoritarismo ou machismo, mas sim pelo bom exemplo. O homem no lar e no relacionamento sentimental e conjugal deve ser o exemplo.Suas atitudes devem ser seguidas, e para isso é necessário sabedoria do Senhor Jesus Cristo para ser um bom exemplo.

Á mulher está a responsabilidade de apoio, auxilio, companheirismo. Ela é a coluna que sustenta. Que apóia a casa e o bem-estar da mesma. Se ela for falha neste ponto se tornará um peso para seu marido (Provérbios 21:19). E este apoio é pela disposição, pela coragem e pela entrega que ela faz em favor da Família e do Lar.