quarta-feira, 27 de julho de 2011

Candace - Uma Mulher-Rainha formidável


Há inúmeras mulheres na Bíblia cujos nomes são apenas mencionados.Mas tiveram uma grande participação na propagação do Evangelho da PAZ.Como Candace. Quem foi Candace?Candace, rainha dos etíopes, provavelmente de Meroe, localizada na Grande Curva do Nilo (Etiópia), cujo "eunuco" ou tesoureiro se converteu ao cristianismo pela instrumentalidade de Filipe, o Evangelista (Atos 8:27). É provável que o judaísmo tinha raízes na Etiópia neste momento, e, portanto, a visita do tesoureiro da rainha a Jerusalém para celebrar a festa e ainda lia uma porção do livro de Isaias. Há uma tradição que Candace se converteu ao cristianismo por seu tesoureiro em seu retorno, e que ele se tornou o apóstolo do cristianismo em toda aquela região, levando-o também a Abissínia.Diz-se também que ele pregou o Evangelho na Arábia Féliz e Ceilão, onde sofreu martírio. Candace de Meroe foi uma mulher formidável. O país que ela governou foi um dos grandes reinos da África, parte da qual é agora chamado de Abissínia. È muito mencionado na Bíblia com o nome de Cush ou Cuxe, compreendendo uma região muito maior incluindo a parte Sul da Arábia e países adjacentes ao Tigre e Eufrates.

A Etiópia foi centro das relações comerciais entre a África e o Sul da Ásia, e, portanto, tornou-se famoso pela sua riqueza (Isaías 45:14). Foi colonizada pelos descendentes de Cuxe ( Gênesis 10:6). Plínio e Estrabão informa-nos que a Etiópia no período de 332 a.C. a 12 d.C. foi adequada sob o governo dos soberanos do sexo feminino, que traziam a denominação de Candace.
Irineu e Eusébio atribuem a conversão da rainha Candace ao cristianismo, e da promulgação do evangelho no seu reino em que ela mandou traduzir a Bíblia grega para o etíope para melhor seu povo ser evangelizado por meio de seu tesoureiro Candace é um termo totalmente sem sentido para o iniciante da Bíblia.
Quando o estudante bíblico avança em seus estudos descobrirá a sua identidade e conhecerá as referencias sobre a Etiopia Antiga. A Etiopia é falada em profecias: Salmo 68:31; Salmo 87:4; Isaias 45:14; Ezequiel 30: 4-9; Daniel 11:43; Naum 3:8-10, Habacuque 3: 7; )

Ada - duas vidas e duas histórias

Do hebraico Adah (ornamento ou beleza), quer dizer feliz, próspera. Ada, mulher Lameque e Ada, mulher de Esaú percebe-se que foram duas mulheres relacionadas na Bíblia que muito contribuiram no Plano do Eterno.Não concordo quando dizem que as Mulheres da Biblia eram sem vez e sem voz, umas se destacaram mais que as outras e viviam em uma sociedade patriarcal.Não devemos esquecer isso.Nós, também, Mulheres salvas e remidas pelo Sangue do Cordeiro devemos contribuir no Plano do Eterno.Obedecendo a Lei do Eterno e para isso é preciso estudar a Biblia, orar e jejuar para o IDE e PREGAI. Vejamos as duas "Ada":
Ada, mulher de Lameque : Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra de chamava Zila. Ada deu a luz Jabal, este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gados ( Gênesis 4:19 e 20).
Este é o primeiro caso de registro da poligamia no Antigo Testamento. Lameque casou com duas mulheres, mesmo o Eterno ter dito que um homem deveria tomar UMA esposa (Gênesis 2:24). Além disso, Lameque era da linhagem de Caim que era constatada pela linhagem de Sete. Caim tende a escolher a desobediencia ao Eterno e Sete a obediencia ao Eterno.
Ada, esposa de Esaú: Esaú tomou por mulheres dentre as filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu. A Ada de Esaú lhe nasceu Elifaz (...) o principe Corá, o principe Gaetã, o principe Amaleque; são estes os principes que nasceram a Elifaz na terra de Edom,são os filhos de Ada ( Gênesis 36: 2-a; 4-a; 10-a; 16).
Os descendentes de Esaú são chamados de EDOMITAS, não só porque ele era filho de Isaque, como também porque seus descendentes eram vizinhos do povo de Israel, e sua genealogia nos ajuda a esclarecer os vários episódios da sua História, narrada no Antigo Testamento