segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Viúva de Naim - Mulher Abençoada

(Lucas 7: 12 a 16)

Naim era uma cidade entre as muitas de Israel. Jesus ia entrando na cidade e se deparou com uma multidão saindo da cidade levando um defunto para ser sepultado. Era ele filho único de uma viúva e como naqueles tempos para uma viúva não era nada fácil a vida, perder seu único filho era simplesmente terrível. A viúva acompanhava o enterro chorando muito. Acredito que muitos lhe falaram palavras de consolo, mas eram como palavras sem sentido, não tinham condições de acalmar o coração ferido.Eu já passei por isso.Quando os médicos me disseram que meu filho Robert Cézar estava com LEUCEMIA,vi meu mudo ruir.Foram 107 dias de angustia,dor e esperança, e quando ele veio falecer cai no calabouço da dor.

Imagino aquela mulher, viúva, sozinha. Quando as esperanças tinham desaparecido chegou um homem chamado Jesus e ordenou que parassem o enterro. Jesus disse a viúva: “Não chores” e, movido de uma íntima compaixão por ela, Jesus não procurou palavras, mas ação e então disse ao defunto: “Jovem, a ti te digo, levanta-te,” e o defunto levantou e começou a falar sendo entregue a sua mãe que verdadeiramente foi consolada. Com seu problema resolvido, acabou o sofrimento e veio a paz e alegria naquele coração ferido.

Meu filho Rober t Cézar era um servo do Senhor fiel. Três meses antes de ele adoecer se converteu. Tornou-se um salvo e remido de verdade. Lia a Bíblia e orava sem cessar. E quando lhe foi dada a noticia de que estava com câncer no sangue, ele simplesmente virou a cabecinha para o lado e ficou em silencio. E disse:- Jesus Cristo é o meu Deus, o nosso Deus. Ele sabe o que faz. E convidou-me para abrir a Bíblia no Salmo 121. Um jovem de 24 anos de idade, Universitário em Biologia.Ele dizia-me:-Mãe esta doença o Senhor não me deu para eu ser curado e sim para eu ser salvo.E quando eu me for, não gritem e nem se desesperem em cima de meu corpo, porque vocês sabem que eu vou aguardar o soar da trombeta.Oh! Fé! Oh!Certeza!Glória a Jesus! Aleluias!

Resignou-se á vontade do Senhor. Aceitou como se aceita a PROVAÇÃO sem reclamar, sem gemer, sem dizer um aí, mas lendo a Palavra e orando sem cessar. Ajudando a nós, mãe e irmãos a entender o porquê que Deus permite certas coisas na vida dos que Ele chama.O Senhor salvou, preparou e o levou.Louvado seja o nome do Senhor.Quando veio a óbito, o Senhor estava presente. A nossa dor se transformou em unção e assim falamos da Salvação aos que vinham nos consolar, por que quem nos dá o consolo é Jesus Cristo.Quando o choro vinha eu ouvia aquela voz:-Não chores, eu estou aqui.Era a mesma voz que dizia a quase dois mil anos atrás para a viúva de Naim. E até mesmo os irmãos não entendiam porque nós não nos desesperávamos, não lamentávamos, mas estávamos firmes nas promessas do Senhor.

O Senhor fez comigo como fez com a Viúva de Naim, ressuscitou o meu filho para a VIDA ETERNA.OH! Glórias a Jesus!

Na hora da dor eu sempre busco espelhar-me nas Mulheres da Bíblia, fortes, valorosas, firmes, tementes ao Senhor, sábias, inteligentes, vitoriosas, prudentes, de fé.Eis porque é importante LER a BIBLIA, ORAR SEM CESSAR, para ouvirmos a VOZ do Senhor Jesus Cristo:-Não chores, eu estou aqui.





As 3 Mulheres da Bíblia, cujo nome era Tamar

Há pelo menos três mulheres com o nome de Tamar na Bíblia, cada uma com um perfil diferente da outra.Três Mulheres com sua contribuição ÚNICA na Vida Biblica:
1-Tamar - Uma mulher inteligente,esperta,sabia a importância de dar continuidade na descendência de seu esposo, como era costume da época.Esta foi a viúva do filho mais velho de Judá(Gênesis 38:6-7) According to custom, she was supposed to marry Judah's second son, Onan. Segundo o costume, ela deveria se casar com o segundo filho de Judá, Onan. If a child was born, that child would be the offspring of her first husband. Se uma criança nasceu, a criança seria o filho de seu primeiro marido. But Onan did not carry out his duties according to the law, and because of this, he was struck dead by God. Mas Onan não exercer as suas funções de acordo com a lei, e por causa disto, ele foi fulminado por Deus( Gênesis 38:8-10). Judah's third son, Shelah, was next in line to marry Tamar, but Judah withheld Shelah from the marriage, fearing that he too would die. Terceiro filho de Judá, Selá, foi o próximo a se casar com Tamar, mas Judá retido Selá do casamento, temendo que ele também iria morrer(Gênesis 38:11). Então Tamar voltou para casa de seu pai.Quando soube que seu sogro Judá subia a Timna aos toquiadores de ovelhas.Tamar then disguised herself as a harlot, and was hired by Judah - who did not reconize the harlot as his former daughter-in-law. Tamar então disfarçou-se como uma prostituta,e assentou na entrada de Enaim, no caminho de Timna.E seu sogro não a reconheceu e deitou com ela,mas Tamar demanded Judah's staff and seal as a pledge of payment for her services. Tamar exigiu que Judá lhe desse o seu selo, o cordão e o cajado. When she became pregnant, Tamar brought forth Judah's staff and seal, proving Judah was the father. Quando ela engravidou, Tamar trouxe de volta a Judá, provando a Judá ser o pai da criança. She bore twin sons, Perez and Zerah. Ela deu à luz filhos gêmeos, Pérez e Zerá. Perez was an ancestor of Jesus. Perez foi um antepassado de Jesus. (Genesis 38:6-30). (Gênesis 38:12-30).

• Tamar #2 was a daughter of King David by Maacah, and the sister of Absalom (2 Samuel 13:1-22). 2-Tamar - Uma Mulher indefesa,enganada,inocente,vítima de uma crueldade.Tamar foi vítima de um desejo, de uma paixão louca de seu jovem meio-irmão.Era filha do rei David, e a irmã de Absalão (2 Samuel 13:1-22). She was raped by her half brother, Amnon, who pretended to be sick, and had Tamar bring food to him in his bedroom. Ela foi estuprada por Amnon, que fingiu estar doente, e tinha Tamar de levar comida para ele no quarto.Foi aí que ele a estrupou. To erase her shame, Tamar urged Amnon to marry her (there was no law against marriage between siblings at that time). Para apagar a vergonha dela, Tamar pediu a Amnon para se casar com ela (a Biblia nos relata que foi um incesto,não havia nenhuma lei contra o casamento entre irmãos naquela época). But Amnon developed a hatred for Tamar, and the hatred "was greater than the love with which he had loved her" (2 Samuel 13:15), and he rebuked her. Mas Amnon desenvolveu um ódio por Tamar e do ódio "era maior do que o amor com que ele a amava" (2 Samuel 13:15), e ele a repreendeu. Tamar took her problem to her full brother, Absalom, who waited until the time was right, then arranged Amnon's murder at a party. Tamar dividiu seu problema com seu irmão Absalão, que esperou o momento certa para assassinar Amnom em uma festa.

• Tamar #3 was the daughter of Absalom. 3-Tamar - Uma Mulher bonita, fina.A Bíblia pouco nos relata sobre essa jovem que era filha de Absalão. "Absalom had three sons born to him, besides a daughter named Tamar, who was a beautiful woman" (2 Samuel 14:27). "Absalão tinha três e uma filha, cujo nome era Tamar, era uma mulher bonita" (2 Samuel 14:27). Obviously, Absalom named his daughter after his sister.Absalão deve ter dado o nome a filha em homenagem a sua irmã querida.Isso ainda é muito comum em nossa sociedade.



domingo, 1 de agosto de 2010

Débora e Débora - Duas Mulheres, ambas Valentes e Vencedoras

Há na Biblia duas mulheres cujos nomes são Débora.A palavra "DÈBORA" em hebraico quer dizer abelha.

A primeira Débora viveu cerca de 4.000 anos atrás. Ela foi ama de Rebeka.Com certeza teve muita influência na vida de Rebeka.Viajou junto com ela, quando Rebeka viajou para casar com Issac. Ela provavelmente passou seus últimos anos cuidando de seus filhos, Esaú e Jacó. O que a Bíblia nos relata,quando ela morreu foi enterrada debaixo do Carvalho abaixo de Betel, e por isso foi chamado Alom-Bacute (Gênesis 35:8). Alom-Bacute significa "Carvalho do Choro" em hebraico.

A Segunda Débora foi um juíza de Israel que viveu cerca de 3.000 anos atrás, durante um tempo quando o país era governado por juízes.Ela foi a única mulher juíza de Israel. Juíza e Profetisa e mulher de Lapidote (Juízes 4:4). Um juiz em Israel era um líder tribal que em tempos de paz tinha autoridade para resolver conflitos e problemas do povo e em tempos de guerra funcionava como um ponto de encontro para reunir as tribos e organizar resistência.E uma mulher teve essa autoridade.Que legal! Maravilha!

Débora viu o estado de deterioração do país em torno de Efraim. A lei e a ordem havia sido quebrado, e já não era seguro para viajar nas estradas. Os colonos israelitas na colina do país de Canaã, eram os culpados por esses problemas. Continuamente eles viviam invadindo as fazendas de Canaã e Aldeias nas planícies e, claro, a poderosa Cdade-Estado retaliou e oprimiu os israelitas (Juízes 4:1-2-3).

Os cananeus eram liderados pelo rei Jabim de Hazor.Jabim governou um grande fortificada Cidade-Estado em Canaã , e pode ter sido o líder de uma Confederação de Cidades-Estados Cananéias(Cidades-Estados eram Cidades que se auto-governavam). Seus objetivo era restaurar o poder de Canaã exterminando os invasores israelitas (Juízes 4:6-11 e 5:12-18). Ameaçados com a força do exército de Jabim, os israelitas procuraram Débora. Ela convocou Barak, um líder militar competente e falou a ele com autoridade de quem está cheia do Poder de Deus. Ele deveria ir ao Monte Tabor com tantos homens de combate, como ele poderia montar, e assim chamar a Jabim.E através de uma mensagem de Deus lhe disse para mobilizar 10 mil homens das tribos de Naftali e Zebulom para lutar contra o exército de Jabim, rei de Hazor, em Canaã. Barak aceita ir para a batalha, mas apenas se Debora for com ele. Mulher corajosa,decidida,guerreira e valente, Débora acompanha o exército, profetiza que Barak teria a honra de vencer Sísera, general do rei Jabim. (Juízes 4:14).Sísera marchou com seu exército inteiro, incluindo 900 carros de ferro para o rio Quisom (Juízes 4:13).

Barak lidera seu exército para baixo nas encostas do Monte Tabor e derrota o inimigo (Juízes 4:15). Sísera, que escapou do abate pelos israelitas, é morto por Jael, uma mulher que com uma estaca bateu em sua cabeça enquanto ele está dormindo (Juízes 4:17). Isso cumpre a profecia de Débora que Sísera cairia para uma mulher. Mulheres como Débora continuam existindo até hoje, somos nós,mulheres que caminhamos rumo a Jerusalém Celestial. Débora e Baraque, para comemorar a vitória do povo de Deus compõem uma canção belíssima (Juízes 5). Alguns estudioso dizem que foi a própria Débora quem escreveu a canção.. Depois dessa batalha houve paz na terra por 40 anos.