terça-feira, 22 de junho de 2010

Bila significa: Sensível , Modesta.

Bila foi uma serva de Raquel, que era uma das esposas de jacó. Raquel quando realizar sua irmã Leah deu muitos filhos de Jacó, enquanto ela deu nenhum, Bila deu a Jacó, para que ela pudesse ter filhos através de Bila, uma vez que era um costume da época e lugar. Bila deu dois filhos de Jaco.foram eles: Dan (significa JUSTIÇA) e Naftali (significa LUTA). Mais tarde, o filho mais velho de Jacó, que nasceu de uma mulher diferente, Reben, cometeu adultério com Bila.( Gênesis 30:3-8)

Zilpa siginifica: Gota de mirra.

Zilpa era escrava de Lia e foi uma das esposas secundárias de Jacó. Zilpa havia sido escrava de Labão, pai de Lia, até que Lia e Jacó se casaram, quando ela foi oferecida, por Labão, a Lia (Gênese 29:24).
Depois de Lia ter tido quatro filhos, pensou que não teria mais nenhum e deu Zilpa a Jacó como esposa secundária. Zilpa então deu à luz Gade ( significa BOA SORTE) e Aser (significa FELIZ) os quais, por sua vez, tiveram muitos filhos (Gênese 30:9-13; 35:26; 37:2; 46:16-18).
Zilpa acompanhou a família de Jacó nas muitas viagens da mesma (Gênese 32:22; 33:1,2).

Raquel: uma Mulher Egoísta, Gananciosa, Apaixonada, Triste, Descontente

A relação bígama em que vivia o verdadeiro caráter Rachel começou a superfície. (Gen. 30:1). Quando ela percebeu que Lia estava tendo filhos de Jacó, e ela não, ela ficou com ciúmes da irmã e disse a Jacó: "Dá-me filhos, senão eu morro" (Gênesis 30:1). Parece que vivia com raiva, e isso não era correto aos olhos de Deus, mas a sua avaliação da situação certamente era. O milagre da concepção se situa dentro do poder de Deus.Vivia em uma disputa com a irmã para o primeiro lugar na estima de Jacó.Se descontentamento com ciúmes foi visto novamente pouco tempo depois.
Raquel tomou ainda os ídolos de seu pai( 31:19).Vemos aí a ganância de Raquel.parece que ela não não tinha firmeza no amor que Jacó sentia por ela.Era conflituosa consigo e isso deixa Jacó muitas vezes irritado.Stressado.mas ele a amava com muita intensidade.E com ela teve 2 filhos: José (ele tirou, ou possa Ele acrescentar) e Benjamim (filho da minha mão direita).ela morreu de parto. Jacó nunca superou a morte de Raquel.Ela era compliacada, mas ele a amava intensamente.Em seus 147 anos de idade, ele chamou os filhos juntos no Egito para abençoá-los e ele ainda pensava nela.(Gênesis 48:7).Foi uma relação um pouco complicada entre os dois.Talvez o amor que sentia por ele e não podia desfrutá-lo plenamente a deixava assim. ( Gênesis 29:21-25; 31:32-35; 35:16-22)

Lia uma Mulher Enganadora, Prendada, mas Provocante

Lia era filha mais velha de Labão. Ela se tornou a primeira esposa de Jacó (Gênesis 29:21-25) e mãe de seis de seus filhos. Rúben ( significa eis um FILHO),Simeão (significa ESCUTA), Levi (significa APEGO), Judá (significa LOUVOR), Issacar ( significa ALUGADO OU RECOMPENSA),Zebulom (significa HABITAÇÃO).
Era uma mulher um pouco enganadora pelo fato de ter compactuado com seu pai Labão em ser a esposa de Jacó, sabendo que ele amava muito a sua irmã ao ponto de trabalhar 7 longos anos para ter a mulher amada com ele.E ela sabia disso.No entanto, casou com ele fazendo sofrer sua irmã e o próprio esposo.Prendada pelo fato de ter sido uma excelente dona de casa.Pois sabia gerenciar as situações dentro da casa, mas provocante, porque de vez em quando provocava Raquel por ter sido fértil, enquanto sua irmã era estéril.