domingo, 28 de março de 2010

Rebeka - uma Mulher Educada, Corajosa, Decidida e Observadora

“Considerava ele ainda, quando saiu Rebeca, filha de Betuel,filho de Milca,mulher de Naor,irmão de Abraão,trazendo um cântaro ao ombro.A moça era mui formosa de aparência,virgem,a quem nenhum homem havia possuído,ela desceu a fonte,encheu seu cântaro e subiu.Então o servo saiu-lhe ao encontro e disse:Dá-me de beber um pouco da água do teu cântaro.ela respondeu:bebe,meu senhor.(Gênesis 24: 15,16,17,18-B)

O servo de Abraão muito atento no que para as palavras de seu senhor. Não queria falhar. Não queria qualquer jovem para casar com o filho de seu senhor. Queria uma mulher corajosa, decidida e observadora. Fez uma oração ao Senhor Deus. Sabia que sem a presença do Senhor jamais encontraria uma moça digna de ser a esposa de um jovem como Isaac. E estava ainda com o espírito perante o Senhor quando surgiu REBEKA.

O Senhor respondia sua oração. Surgia em sua frente à jovem que procurava. Aconteceu tudo como havia pedido ao Senhor. Quando ele fez as perguntas que se faz quando se quer saber quem é alguém.Ela muito altiva e educada respondeu com firmeza e segurança.E o convidou para se hospedar em sua casa.

A hospitalidade sempre foi muito importante na vida do povo judeu. E Rebeca sendo uma mulher jovem estava trabalhando, tirando água do poço para os afazeres domésticos e não hesitou em dar água a um desconhecido e ainda oferecer para dar aos seus animais e hospedá-lo.

Quando o servo de Abraão na hora do jantar expôs o objetivo de sua viagem até ali, todos ficaram atentos as suas palavras e tanto o pai quanto o irmão confirmaram que era da vontade do Senhor. A mãe e irmão de Rebeca queriam que ela ficasse mais uns dez dias com eles. Rebeca ia para muito e muito longe deles, mas quando a decisão vem do Senhor não se pensa na distancia, nem na saudade, não se pensa em nada, somente em fazer a vontade do Senhor.

“Chamaram, pois, Rebeca e lhe perguntaram: Queres ir com este homem? Ela respondeu: Irei” (Gênesis 24:58)

Quanta coragem, decisão e observação na Palavra do Senhor. Rebeca ouviu a voz do Senhor em seu coração. Estava preparada para ser a esposa de Isaac. e muitos e muitos dias de viagem.Quando viu seu futuro esposo não se expôs.Cobriu-se com o véu.

Rebeca tinha uma personalidade forte, marcante. Uma jovem que vivia em comunhão com o Senhor, mas era estéril. Por que será que o Senhor fechou a madre de REBEKA? Para que o patriarca Isaac pudesse buscar e humilhar mais e mais em sua presença? A Bíblia diz: “Seu esposo orou ao Senhor por ela para que engravidasse e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca concebeu.E os filhos lutavam dentro dela.e consultou ao Senhor.(Gênesis 25:21,220

Rebeca era uma mulher muito educada, corajosa, decidida e observadora. Além de ser uma excelente esposa,mãe,dona de casa e cozinheira. Foi com ela que o Senhor falou que dentro dela havia duas nações, um seria mais forte do que outro e o mais velho serviria o mais moço(Gênesis 25:22 a 23).

Foi REBEKA também quem entendeu de que Jacó era mais amado do Senhor do que Esaú.E organizou tudo para a benção fosse dada a Jacó, uma vez que Isaac estava velhinho e sofria de problemas da vista e não desconfiou que o cozinhado não era de Esaú.Pouco enxergava.Também enviou Jacó para a casa de seu irmão até passar a raiva.Problemas entre parentes cristãos é assim mesmo.Logo passa a raiva ( Gênesis 275 a 46)